terça-feira, 14 de maio de 2013

"Minha Escolha Médica" por Angelina Jolie

A atriz e diretora Angelina Jolie pegou o mundo inteiro de surpresa nesta terça-feira, 14 de Maio. Em um artigo de sua autoria publicado na página do The New York Times, a estrela de Hollywood revela que passou por um tratamento que incluiu uma dupla mastectomia (remoção das mamas) com o objetivo de evitar o desenvolvimento de um possível câncer. 

Veja a declaração completa da atriz abaixo:

"Minha mãe enfrentou câncer por quase uma década e morreu aos 56 anos. Ela viveu o bastante para conhecer seus primeiros netos e segurá-los em seus braços. Mas meus outros filhos nunca vão ter a chance de conhecê-la e saber o quão amável e graciosa ela era.

Nós frequentemente falamos sobre a ''mãe da mamãe'' e eu me encontro tentando explicar a doença que a levou embora de nós. Eles perguntam se o mesmo pode acontecer comigo. Eu sempre digo para eles não se preocuparem, mas a verdade é que eu carrego um gene ''defeituoso'', BRCA1, o qual aumenta bruscamente as minhas chances de desenvolver câncer de mama e câncer de ovários.

Meus doutores estimaram que eu tivesse 87% de risco de desenvolver câncer de mama e 50% de câncer de ovários, embora os riscos sejam diferentes no caso de cada mulher.

Apenas uma fração de cânceres de mama resultam de uma mutação genética herdada. Aqueles com um defeito no BRCA1 têm 65% de chances de desenvolver a doença, em média.

Assim que eu soube que essa era minha realidade, eu decidi ser proativa e minimizar esse risco o máximo que eu pudesse. Eu tomei a decisão de fazer uma dupla mastectomia preventiva. Eu comecei com os seios, já que o meu risco de câncer de mama é mais alto que o meu risco de câncer de ovários, e a cirurgia é mais complexa.

No dia 27 de Abril, eu terminei três meses de procedimentos médicos que as mastectomias envolviam. Durante esse tempo eu consegui manter isso em privado e continuar com meu trabalho.

Mas eu estou escrevendo sobre isso agora porque eu espero que outras mulheres possam se beneficiar a partir de minha experiência. Câncer ainda é uma palavra que causa medo no coração das pessoas, produzindo um profundo senso de impotência. Mas hoje é possível descobrir através de um exame de sangue se você é altamente suscetível a cânceres de mama e de ovários, e então tomar uma atitude.

Meu próprio processo começou no dia 2 de Fevereiro com um procedimento chamado ''nipple delay'', que exclui a doença nos ductos mamários atrás do mamilo e leva o fluxo de sangue extra para a área. Isso causa um pouco de dor e muitas contusões, mas aumenta as chances de salvar o mamilo.

Duas semanas depois eu tive a cirurgia principal, que remove os tecidos mamários e coloca preenchedores temporários no lugar. A operação pode levar 8 horas. Você acorda com tubos de drenagem e expansores em seus seios. Parece uma cena de filme de ficção científica. Mas dias depois da cirurgia você pode voltar à vida normal.

Nove semanas depois, a cirurgia final é completa com uma reconstrução dos seios com um implante. Houve muitos avanços nesse processo nos últimos anos, e o resultado pode ser bonito.

Eu quis escrever isso para falar para outras mulheres que a decisão de fazer uma mastectomia não foi fácil. Mas foi uma que eu estou feliz de ter feito. Minhas chances de ter câncer de mama baixaram de 87% para menos de 5%. Eu posso falar para meus filhos que eles não precisam ter medo de me perder para o câncer de mama.

É tranquilizador que eles não vejam nada que os deixem desconfortáveis. Eles podem ver minhas pequenas cicatrizes e é isso. Todo o resto é apenas a "mamãe", a mesma que sempre foi. E eles sabem que eu os amo e vou fazer qualquer coisa para estar com eles o máximo que posso. Como uma nota pessoal, eu não me sinto menos mulher. Eu estou ciente que fiz uma escolha forte e que não diminui em nada minha feminilidade.

Eu sou afortunada de ter um companheiro, Brad Pitt, que é tão amável e apoiador. Então, para todos que têm uma esposa ou namorada passando por isso, saibam que vocês são uma parte importante dessa transição. Brad esteve no Pink Lotus Breast Center, onde fui tratada, por cada minuto das cirurgias. Nós conseguimos achar momentos para rirmos juntos. Nós sabíamos que essa era a coisa certa a fazer por nossa família e que isso iria nos deixar ainda mais unidos. E deixou.

Para qualquer mulher lendo isso, eu espero que isso ajude você a saber que há opções. Eu quero encorajar cada mulher, especialmente se você tem um histórico familiar de câncer de mama e câncer de ovários, a procurar informação e médicos experts que possam ajudar você durante esse aspecto da sua vida, e para que você possa tomar suas decisões informada.

Eu reconheço que há muitos médicos holísticos maravilhosos que trabalham em alternativas para a cirurgia. Meu próprio regime será publicado oportunamente no site da Pink Lotus Breast Center. Espero que seja útil para outras mulheres.

Só o câncer de mama mata cerca de 458.000 pessoas por ano, de acordo com a World Health Organization, principalmente em países de média e baixa renda. Deveria ser uma prioridade assegurar que mais mulheres possam ter acesso ao teste de gene e a tratamentos preventivos, não importando seus meios ou contexto, não importando onde elas vivem. O custo para o teste de BRCA1 e BRCA2, mais de 3 mil dólares nos Estados Unidos, significa um obstáculo para muitas mulheres.

Eu escolhi não deixar minha história no privado porque há muitas mulheres que não sabem que podem estar vivendo na sombra de um câncer. A minha esperança é que, também, elas façam o teste de gene e, se elas também tiverem um alto risco, irão saber que possuem fortes opções.

A vida vem com muitos desafios. Os que não podem nos assustar são os que podemos assumir e tomar o controle."

Tradução: Vitória Londero | FONTE

3 comentários:

Patrícia Vanzin disse...

Incrível, me emocionei lendo, sempre admirei a Angelina Jolie e agora mais do nunca ela se mostrou uma mulher incrível! Uma atitude incrível e digna de respeito.
Beijos!!!
Acesse: http://theclassicblack.blogspot.com.br/
Participe do grupo Opina Moda no Facebook: http://www.facebook.com/groups/153406434841934/

Aline Amorim disse...

Fiquei sabendo que ela tinha feito essa operação, mas não sabia do texto. Achei lindo e mesmo sendo #teamAniston a admiro por isso.
Beijos, Aline
http://24diasdeprimavera.wordpress.com

Vitória disse...

Concordo com você, Patrícia! A Angelina é uma mulher incrível e isso só mostrou o quão digna e humana ela é.

Aline, também acho a Jen super fofa, haha!

Obrigada por visitarem o blog, meninas!
Abraços.