sábado, 26 de janeiro de 2013

Por que algumas pessoas são pessimistas demais?

Imaginemos uma situação hipotética do ponto de vista de dois tipos de pessoa. Situação: um indivíduo prestou vestibular para a faculdade X e o ponto de corte do curso escolhido foi 82. Ele conseguiu responder corretamente exatamente 82 questões, mas há um porém: uma das questões acertadas está sendo analisada e pode ser anulada por erros nas informações fornecidas. Suponhamos que a universidade X, caso a questão seja anulada, não conceda o ponto para nenhum estudante, independentemente se a pessoa tenha acertado ou não. Isso faria com que o nosso indivíduo em questão ficasse com 81 pontos, não atingindo o ponto de corte. Agora, imagine tudo isso do ponto de vista de uma pessoa otimista. Ela com certeza pensaria: ''essa questão não vai ser anulada e eu tenho fé que eu vou alcançar o ponto de corte''. Já a pessoa pessimista pensaria da seguinte forma: ''não acredito que prestei vestibular à toa e não vou conseguir atingir nem o ponto de corte''.

Eu sempre quis entender o porquê de tantas pessoas sempre levarem toda e qualquer situação pelo seu pior lado possível, e eu acho que isso tem muito a ver com autoconfiança e estar seguro de si mesmo. Eu já vi pessoas dizendo que preferem sempre pensar no pior porque se algo ruim acontecer elas não ficarão surpresas e, se as coisas derem certo, elas ficarão surpreendidas. Isso pode parecer inteligente a primeira vista, mas eu tenho uma teoria de que todo e qualquer ser humano tem esperanças subconscientes, por menores que sejam, e achar que nada vai dar certo é apenas uma forma de antecipar a decepção. Então, quando você pensa que algo não vai dar certo e tenta se conformar com isso, aquele pinguinho de esperança que está dentro do seu coração ainda está aceso, e quando você tem a confirmação de que o seu plano não deu certo, é impossível não ficar frustrado de qualquer maneira.

Mas então, se pensar negativo é inútil, quais são os benefícios de pensar positivo? Eu acredito que se nós seres humanos estamos nesse mundo cheio de coisas ruins e de pessoas levianas, devemos sempre tentar fazer o melhor para nós mesmos. Sempre achar um motivo para sorrir, sempre achar um motivo para ter esperança e crer que as coisas irão melhorar. Voltando para o caso do nosso indivíduo hipotético do início, será que o negativo iria se sentir bem se a questão fosse mesmo anulada? Partindo do fato que ele é sempre pessimista, ele certamente iria fechar-se para tudo e perder as esperanças de um dia passar no vestibular. O positivo com certeza iria ficar triste se a questão fosse anulada, mas há uma grande diferença no que acontecerá daqui pra frente: ele não irá perder as esperançar de passar no vestibular, muito pelo contrário. Irá se esforçar muito mais da próxima vez, sempre acreditando em si mesmo.

Há também uma certa crença que aborda o poder da lei da atração, ou seja, se você pensar em coisas ruins, irá atrair coisas ruins, e se pensar em coisas boas, consequentemente irá atraí-las para você. Isso é muito relativo e varia de pessoa para pessoa, mas eu particularmente acredito que isso possa influenciar na vida das pessoas de alguma forma.

Então, é isso o que eu penso: seja otimista, pense positivo! Não temos nada a perder. Nada de ficar duvidando de si mesmo e subestimando suas capacidades. Todos nós podemos ser o que mais queremos, basta não perder as esperanças, pois são elas que movem qualquer pessoa.

E eu, particularmente, me sinto muito mais frustrada quando algo não dá certo e eu já estava sendo pessimista antes do que quando eu me mantive firme esperando por algo bom. É sofrer duas vezes mais!

Nenhum comentário: