terça-feira, 16 de outubro de 2012

Coluna Intercâmbio #03 - Windsor Castle


Medieval, luxuoso, e fascinante: o Castelo de Windsor foi com certeza um dos mais deslumbrantes lugares que visitei na Inglaterra. Partimos da estação de Twickenham e chegamos à pequena cidade de Windsor, que fica no condado de Berkshire. A temperatura estava amena e não estávamos sentindo tanto frio como nos dias anteriores. Windsor é uma cidade muito simpática e é mais conhecida por abrigar o maior castelo ocupado no mundo.

O Castelo de Windsor foi construído por Guilherme, o Conquistador, entre 1066 e 1087 e é uma das residências da família real britânica. Ainda é desconhecido o plano original do castelo, mas este era inicialmente uma base militar, e não uma residência. Anos mais tarde, o filho de Guilherme I, preocupado com a sua própria segurança devido à instabilidade do reino, tomou residência no castelo. Ele tem sofrido várias reformas e modificações ao longo dos séculos, porém, nunca perdeu o seu ar histórico e misterioso.

Infelizmente não é permitido tirar fotos dentro da residência real, mas acreditem: o local é simplesmente maravilhoso! Cada cômodo possui seus detalhes em ouro e prata e uma mobília extremamente luxuosa. Abaixo, fiquem com fotos que eu achei pela internet de peças que eu visitei no interior do castelo.







Um dos atrativos mais interessantes dentro do castelo com certeza é a Casa de Bonecas da Rainha Mary, modelo em uma escala de 1:12. Ela foi concluída em 1924 e desenhada pelo arquiteto Sir Edwin Lutyens. Esta casa começou a ser construída em 1920 só tendo sido concluída 4 anos depois e com a ajuda de mais de 1500 artesãos. A casa pertenceu á Rainha Mary esposa do rei George V do Reino Unido. A casa mede cerca de 3 metros de altura e contém alguns produtos bem conhecidos da época. Muitas das peças são réplicas exatas de peças existentes no castelo de Windsor. O banheiro é de madre pérola verdadeira. As cortinas, os carpetes e as mobílias também são cópias de peças reais. O objetivo era construir uma casa que mostrasse ás gerações futuras como vivia o rei e a rainha. A casa é tão perfeita que os portões do jardim funcionam, assim como os candeeiros. A casa possui sistema de água, e dois elevadores. Os tetos e as paredes são folheados a ouro e os tapetes persa foram mandados fazer à mão sob encomenda. O gramofone e o relógio funcionam de verdade e as garrafas de vinho da adega contêm vinho genuíno. Possui ainda cerca de 200 miniaturas de livros de autores famosos da época. Durante anos a casa esteve em exposição e o dinheiro arrecadado era revertido para as obras de caridade da rainha. Atualmente, ela encontra-se no castelo rodeada por um vidro á prova de bala. Abaixo, vejam as fotos que eu consegui tirar:


Foto retirada da internet: casa sendo construída.


Mais algumas fotos tiradas por mim:


Mapa do castelo:


Visitar a Inglaterra e não conferir o Castelo de Windsor é algo impossível. Vale muito a pena e não há como se arrepender. Inesquecível! Acabo o post com algumas souvenirs e lembranças do lugar. Até a próxima. :3

Nenhum comentário: